terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Equador

Por Ticiane Ribeiro

Olá, galerinha inocente! (SQN) kkkkk

A postagem de hoje será sobre um livro que eu li pela primeira vez em 2008 e que até então, nunca tinha ouvido falar. Tive que ler para prestar meu primeiro vestibular da UNEB, juntamente com Viva o Povo Brasileiro, que eu odeio mas vou ler novamente; é uma questão de honra!  

Bom, voltando a Equador, este é um romance que me surpreendeu pela facilidade da leitura, pois para mim apesar de obrigatório, não foi sacrifício nenhum lê-lo; muito pelo contrário, foi um prazer. Tanto, que eu reli em 2013 para fazer uma análise para a disciplina IEL e para "divulgá-lo" para meus colegas do curso de Letras/Inglês na roda de leitura promovida por nossa querida professora Iraci.

 Equador é o primeiro romance escrito pelo jornalista português Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa Sophia de Mello Breyner Andersen. Publicado em 2003, o livro aborda o contexto histórico-social de Portugal no início do século XX, quando o país possuía diversas colônias, entre elas, as ilhas de São Tomé e Príncipe, no continente africano. Nesta obra, o autor descreve as dificuldades enfrentadas pelo rei de Portugal por causa da disseminação dos ideais republicanos que estão se espalhando rapidamente pelo país.

"Depois de as coisas acontecerem, é quase irresistível reflectir sobre o que teria sido a vida se se tem feito diferente". Em dezembro de 1905, Luís Bernardo Valença, homem de 37 anos, português, solteiro, que goza dos prazeres da vida sem se preocupar em dar satisfações a ninguém. Extremamente sedutor, ele se envolve até mesmo com mulheres casadas, sem nunca haver se apaixonado verdadeiramente por nenhuma delas.  Herdeiro de uma Companhia Insular de Navegação, após escrever dois artigos sobre a expansão ultramarina, recebe um convite e vai ao encontro de D.Carlos, rei de Portugal, que lhe confia uma missão de extrema importância: ser governador da colônia de São Tomé e Príncipe e provar à Inglaterra, com quem mantém acordos comerciais e de quem são concorrentes na produção de cacau, que não existe mão-de-obra escrava nas ilhas. Luís Bernardo aceita a proposta, mas ao chegar a seu destino, percebe que sua missão será muito difícil de cumprir, pois além do trabalho escravo ser um fato inegável, ele terá de enfrentar a oposição dos que se beneficiam dessa prática e tentam impedir a todo custo, que o novo governador interfira em seus negócios. 

A situação se complica quando a Inglaterra envia para as ilhas o cônsul inglês David Lloyd Jameson, homem muito bonito e inteligente que tem como função redigir um relatório sobre a real situação de São Tomé e Príncipe, fornecendo ao seu país a prova para desestruturar econômica e politicamente Portugal. Junto com ele está sua esposa Ann Rhys-More, detentora de uma beleza estonteante, muito sedutora e decidida. Apesar da rivalidade entre os dois países, Luís Bernardo logo se torna muito amigo do casal; essa aproximação, contudo, ocasionará na primeira verdadeira paixão do governador, paixão esta que contribuirá de forma crucial para o destino de sua missão.

O enredo da trama é repleto de personagens que, direta ou indiretamente, interferem de maneira significativa na vida do protagonista e o desfecho é, na minha opinião, simplesmente EMOCIONANTE! 

Equador, apesar de ficcional, é uma obra que retrata de forma inteligente e concisa a realidade da escravidão, que ainda hoje, sob novos contextos, continua sendo um grave problema social existente em diversas partes do mundo. É um dos meus livros favoritos e eu indico além da leitura, a série portuguesa baseada no livro, produzida em 2008 pela rede de televisão TVI, da qual Miguel Sousa Tavares é comentarista. Os episódios da série estão disponíveis no youtube. Ainda não vi, mas pretendo assistir nas férias.


Segue o link da minissérie:
http://www.youtube.com/playlist?list=PLRrd7-JAWxgb0z8S VOl_6XGuPZcVzkI


Boa Leitura e divirtam-se!!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário