terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A Moreninha

Por Ticiane Ribeiro


Olá, pessoal! Hoje eu vou falar de um livro que eu li em 2013 e simplesmente ADOREI! Apesar de não me considerar uma pessoa romântica, devo confessar que a maioria dos meus livros preferidos possuem uma história de amor, de preferência que termine de forma feliz.

Bom, A Moreninha é um romance escrito por Joaquim Manuel de Macedo ( autor do polêmico As Vítimas-Algozes; ótimo por sinal, apesar das controvérsias). Foi publicado em 1844 e é considerado o precursor do período romântico no Brasil. É bem curtinho e eu recomendo principalmente para aquelas pessoas que não têm tempo para ler ou que não tem o hábito da leitura e gostariam de ingressar nesse mundo particular e maravilhoso.


O destino é mesmo algo fantástico! Quem poderia imaginar o que ele estava reservando para o jovem Augusto? Ao aceitar um convite para viajar para uma determinada ilha, o rapaz não fazia ideia de que sua vida sofreria uma grande reviravolta.

No Rio de Janeiro do século XIX, quatro amigos (Augusto, Fabrício, Filipe e Leopoldo) estudantes de Medicina, resolvem viajar para a casa da avó de Filipe, D. Ana. Antes de partirem, porém, Filipe e Augusto fazem uma aposta motivada pela natureza apaixonada e inconstante de Augusto. O rapaz se considera completamente resistente aos efeitos do amor e seu amigo se mostra empenhado a provar o contrário.

Na ilha, a convicção de Augusto é abalada quando ele conhece a bela Carolina, irmã de Filipe. Dona de grande beleza e de um espírito livre, a garota encanta a todos com seu jeito alegre e sua franqueza. Completamente apaixonado, Augusto agora está às voltas com o sentimento que sempre fez questão de manter afastado de si, por motivos revelados apenas à D. Ana.

Mas será que Carolina ou A Moreninha, como é carinhosamente chamada pelos amigos, também sente o mesmo pelo rapaz? Será ela capaz de retribuir todo esse amor experimentado por Augusto? E a aposta? Quais as consequências dela para o futuro dos amigos?

Em meio a tantas angústias e provações, a recordação de uma promessa de infância, uma revelação e um reencontro inesperado encaminharão casal de apaixonados a um desfecho surpreendente.

A Moreninha é um livro muito fofo, um daqueles romances que a gente lê de um fôlego só,  tamanha é a nossa curiosidade de descobrir se ele terá ou não um final feliz.

Gostaram? Então aproveitem as férias, leiam e comentem aqui se concordam ou não com a minha opinião.  Ah, como a maioria dos clássicos, esse livro também virou filme, um musical dirigido por Glauco Mirko Laurelli e estrelado por Sônia Braga e David Cardoso, em 1970.

Existem também duas outras produções: uma telenovela de 1965, protagonizada por Marília Pera e uma adaptação televisiva de 1975, trazendo Nívea Maria no papel principal.

Abaixo, vocês podem assistir o filme, de 1970.



Boas Férias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário