segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O Poeta do Castelo

Por Caroline Bomfim

Olá Leitores!

Hoje, irei indicar o documentário O Poeta do Castelo (1959), que aborda a vida e a obra de um dos maiores poetas brasileiros, Manuel Bandeira. É recomendado a todos que desejam conhecer, um pouco mais, a história desse poeta genial, mundialmente conhecido pelos seus escritos e poemas fascinantes!


O documentário O Poeta do Castelo, de 1959, produzido pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade, revela como era a rotina de Manuel Bandeira (1886-1968), que morava em um apartamento localizado no centro do Rio do Janeiro.  Um dos precursores da Semana de Arte Moderna (1922) e autor de vários poemas, entre eles: Sapos, Ternos e Poética, o poeta aparece no vídeo como um homem simples, que vivia feliz, em seu quarto com a máquina de escrever. Todo o documentário é narrado pelo próprio Bandeira, que recita dois de seus poemas mais conhecidos "Belo belo minha bela" e "Vou-me embora pra Pasárgada", enquanto conversa no telefone,  caminha pelas ruas cariocas ou cumprimenta conhecidos pelo passeio. De acordo com o diretor Joaquim Andrade, que era afilhado de Bandeira, o documentário mostra que além de grande escritor, Bandeira também era um bom ator e roteirista, pois escreveu a maioria das cenas.

O documentário, apesar de curto, apresenta ao telespectador momentos raros do cotidiano de Manuel Bandeira. E, por isso, é uma ótima forma de saber um pouco mais sobre o poeta! 


Abaixo, vocês conferem o link da entrevista com o diretor do documentário:

<http://www.contracampo.com.br/85/artjpabandeira.htm>

Documentário O Poeta do Castelo:

<https://www.youtube.com/watch?v=bJmboP4q53Y>










Nenhum comentário:

Postar um comentário