domingo, 4 de janeiro de 2015

Feliz Ano Velho


Por Rebeca Carrilho

Olá, Galera! Tudo bem com vocês?
O post de hoje é sobre o livro Feliz Ano Velho.

Fim da década de 70. Um jovem bonito, saudável, com a vida toda pela frente. Um encontro com os amigos. Um lago, uma decisão e uma atitude que trará consequências que mudarão a vida desse jovem para sempre. É esse o enredo de Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva. 

Marcelo é um jovem, paulista de classe média alta, estudante de engenharia agrícola na Unicamp. Simpático, divertido e popular, uma de suas maiores alegrias era estar com os amigos em festas, curtindo uma boa música, cercado de bebidas, drogas e belas garotas. Acostumado a viver em total liberdade, fazendo tudo o que podia e muitas vezes não deveria fazer, Marcelo vê sua vida mudar drasticamente quando, a alguns dias do natal de 1979, em uma dessas reuniões com os amigos, resolve mergulhar em um lago e acaba sofrendo um grave acidente, que lhe resultará em uma vértebra quebrada e na perda dos movimentos do corpo. Com a chegada ao hospital ele descobre estar tetraplégico; começa então um ciclo de rememoriamento, onde através de flashbacks passa revisitar os eventos ocorridos em sua vida.

  A partir daí, o leitor vai conhecendo suas origens, sua infância, sua adolescência, a primeira garota, o primeiro contato com a música que é uma paixão que Marcelo compartilha com o leitor, enfim suas experiências mais marcantes que ele começa a lembrar com certa nostalgia. E, enquanto, está no hospital sua angústia se intensifica e em um momento de desespero pensa em cometer suicídio. 

 Feliz Ano Velho é um romance arrebatador, que envolve o leitor no universo de Marcelo, mas ao contrário do que se espera da carga extremamente dramática que todo o acidente traz consigo, o autor consegue tratar dessa temática de forma brilhante e divertida, fazendo-nos em muitos momentos esquecer toda  tristeza e agonia, para mergulhar em uma atmosfera cômica. 

Uma obra sobre fatos reais que vai fazer você ter um olhar diferenciado sobre a vida!


O livro deu origem ao filme Feliz Ano Velho, do diretor Roberto Gervitz, com Marcos Breda e Malu Mader. Abaixo, vocês podem conferir o filme! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário